CEDERJ/UNIRIO

São Fidélis-RJ

domingo, 30 de maio de 2010

Do giz ao computador

É cada vez mais freqüente o uso de ferramentas tecnológicas avançadas nas salas de aula.
Muito diferente das tradicionais aulas presenciais, os professores agora utilizam o computador como fonte de transmissão para interagir com os alunos.
E para apoiar o professor no uso das novos tecnologias, o Ministério da Educação criou o PORTAL DO PROFESSOR, um espaço para troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio.
É um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores. O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos. Nele, o professor poderá preparar a aula, ficará informado sobre os cursos de capacitação oferecidos em municípios e estados e na área federal e sobre a legislação específica.

A idéia de que o computador poderia substituir o professor gerou, além de todas as inseguranças possíveis com relação ao uso dessa máquina, a rivalidade: professor X computador. Mas está realidade vem mudando e os professores vem percebendo que as máquinas não são inimigas, pelo contrário, são verdadeiras aliadas na transmissão do ensino.


Visite você também o PORTAL DO PROFESSOR: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html




3 comentários:

  1. Oi Mariana!!!

    Realmente demos um salto do giz ao computador. Esta ressignificação do papel do professor (transmissor do conhecimento / mediador do processo ensino-aprendizagem), que o uso das novas tecnologias tanto favorecem, promove maior desenvolvimento cognitivo nos alunos, pois a sua participação ativa é motivadora da construção do conhecimento. E o MEC, ciente destes novos conceitos, das novas demandas, vem promovendo meios de favorecer esta dinâmica.
    O Portal do Professor é uma grande conquista, pois na condição de espaço de troca de experiências, mantém os professores atualizados e embasados em suas novas práticas educativas.

    Beijo!!!

    Patrícia de Sousa Soares - 20091608060

    ResponderExcluir
  2. Mari seu blog é muito legal!
    bjos!!

    Joselma canedo Coutinho matricula:20091608498

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa, criatividade e desempenho na criação desta matéria sobre educação, que realmente é muito interessante. Desta maneira podemos trocar idéias e divulgar a educação que é algo tão importante e que por muitas vezes é esquecida.

    ResponderExcluir